Mesa 1:
Moral e Teoria Social
Luís R. Cardoso de Oliveira
“Direitos Ético-Morais e a Análise de Conflitos”
Professor titular livre do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB), assim como do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da mesma universidade. É subcoordenador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-Ineac), sediado na UFF. Tem experiência de pesquisa no Brasil, nos EUA, no Canadá/Quebec e na França, com ênfase nos seguintes temas: direitos, cidadania, democracia, políticas de reconhecimento e conflito. Entre outros livros e artigos, é autor de Direito legal e insulto moral: Dilemas da cidadania no Brasil, Quebec e EUA (2002) e e organizador (com Alexandre Werneck) de Pensando bem: Estudos de sociologia e antropologia da moral (2014).
Frédéric Vandenberghe
“Qual é a Moral da Sociologia Moral?”
Professor do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Sociofilo: (Co)Laboratório de Teoria Social (IFCS/UFRJ). Sua produção intelectual privilegia os seguintes temas: realismo crítico, hermenêutica e fenomenologia, globalização, microssociologia e teoria da ação, dádiva, intersubjetividade e crise existencial. Entre outros livros e artigos, é autor de Pós-humanismo ou A lógica cultural do neocapitalismo global (2017) e coorganizador de Des sciences sociales à la science sociale: Sur des fondements non utilitaristes (2018).
Patrice Schuch
“Sofrimentos e Desigualdades: A Pandemia da Covid-19
e as Políticas da Vida e Morte”
Professora do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAS) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisas nas áreas da antropologia do direito, infância e juventude, estado e políticas públicas, direitos humanos e ética em pesquisa antropológica. Entre outros livros e artigos, é autora de Práticas de Justiça: Antropologia dos modos de governo da infância e juventude no contexto pós-ECA (2009) e coorganizadora de Direitos e ajuda humanitária: Perspectivas sobre gênero, família e saúde (2010) e Ética e regulamentação na pesquisa antropológica: Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo (2010).
Alexandre Werneck
“Sociologia da Moral e (da) Política:
Bem de Todos, Bem Comum e ‘Comparecimento’”
Professor do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vice-coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ. Concentra-se nas áreas de sociologia da moral e sociologia dos conflitos. É autor de A desculpa: As circunstâncias e a moral das relações sociais (2012) e organizador (com Luis Roberto Cardoso de Oliveira) de Pensando bem: Estudos de sociologia e antropologia da moral (2014), entre outros livros e artigos, e tradutor de inglês e francês. Entre suas traduções, está A justificação: Sobre as economias da grandeza,
de Luc Boltanski e Laurent Thévenot, lançado no Brasil em 2020.