top of page

Conferências

photo%20Heintz_edited.jpg
Monica Heintz
Dia 28/07, 10h
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
"Disentangling Moral Complexity in Rapidly Changing Societies: Discourses and Actions"

Professora do Departamento de Antropologia da Université Paris Nanterre e codiretora do Laboratoire d’Ethnologie et de Sociologie Comparative da UPN, é, entre vários outros trabalhos, autora do livro The Anthropology of Morality: A Dynamic and Interactionist Approach, que acaba de ser lançado, e organizadora de The Anthropology of Moralities (2009). Suas pesquisas na França e no Leste Europeu se concentram em antropologia da moral e da temporalidade.

A sessão contará com tradução simultânea.

LuisRoberto_edited.jpg
Luís R. Cardoso de Oliveira
Comentários
Professor titular livre do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB), assim como do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da mesma universidade. É subcoordenador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-Ineac), sediado na UFF. Tem experiência de pesquisa no Brasil, nos EUA, no Canadá/Quebec e na França, com ênfase nos seguintes temas: direitos, cidadania, democracia, políticas de reconhecimento e conflito. 
Thévenot
THÉVENOT-ANA4669_d1.jpg
Laurent Thévenot
Dia 29/07, 10h
CONFERÊNCIA INTERMEDIÁRIA
​"Une Commune Humanité en Souffrance"

Professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e um dos fundadores do antigo Groupe de Sociologie Politique et Morale (GSPM), Thévenot é autor, juntamente com Luc Boltanski, de A justificação: Sobre as economias da grandeza, obra fundamental da chamada sociologia pragmática. O livro está sendo lançado no Brasil e, em sua conferência, o sociólogo e economista explorará a contribuição da obra, originalmente de 1991, para os estudos de moralidades, especialmente desenvolvendo questões suscitadas pelo populismo, a violência e, em sentido mais amplo, o que vem chamando de "descentramento".
A sessão contará com tradução simultânea.

Fa%CC%81bio_Mota_edited.jpg
Fabio Reis Mota
Comentários

Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisador do Instituto Nacional de Administração Institucional de Conflitos (INCT-Ineac/UFF) e coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (Nufep), da UFF. Seu trabalho e centrado nas antropologias jurídica e politica. Entre outros livros e artigos, é autor de Cidadãos em toda parte ou cidadãos à parte? Demandas de direitos e reconhecimento no Brasil e na França (2014) e co-organizador de Sensibilidades jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade: Interlocução entre antropologia e direito (2013).

Eliasoph
Eliasoph_edited.jpg
Nina Eliasoph
Dia 30/07, 18h
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
"Future Anticipation and its Dilemmas: Puzzles for Activists and Volunteers"

Professora de sociologia da Dornsife College of Letters, Arts and Sciences da University of Southern California (USC). É autora de algumas obras consideradas clássicas para a compreensão da relação entre moral e política, como The Politics of Volunteering (2012) e Avoiding Politics: How Americans Produce Apathy in Everyday Life (1998). Em sua conferência, explorará suas reflexões mais recentes sobre a vida moral e as políticas do cotidiano nos EUA na era Trump.

A sessão contará com tradução simultânea.

werneck 6Web.jpg
Alexandre Werneck
Comentários

Professor do Departamento de Sociologia (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador efetivo de pesquisas do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ e um dos organizadores do seminário. Entre outros livros e artigos, é autor de A desculpa: As circunstâncias e a moral das relações sociais (2012) e coorganizador de Pensando bem: Estudos de sociologia e antropologia da moral (2014).

bottom of page